Domingo, Agosto 3, 2025
Notícias

Exportações de Angola caem para 1,6 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2025

As exportações de Angola registaram uma quebra considerável no primeiro trimestre de 2025, tendo atingido aproximadamente 1,6 mil milhões de euros, segundo dados oficiais e análises económicas recentes. Este recuo é sobretudo justificado pela redução na produção e nos preços do petróleo, o principal produto de exportação do país.

De acordo com informações prestadas pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, Angola exportou cerca de 85,14 milhões de barris de petróleo bruto, o que gerou receitas estimadas em 6,4 mil milhões de dólares americanos (aproximadamente 5,7 mil milhões de euros). Em comparação com o quarto trimestre de 2024, isto representa uma descida de 12,65% nas receitas, e uma queda ainda mais expressiva de 18% face ao mesmo período do ano anterior.

A consultora internacional Oxford Economics também actualizou as suas previsões de crescimento económico para Angola em 2025, reduzindo a taxa de crescimento de 2,9% para apenas 1,6%. Esta revisão em baixa é atribuída a uma esperada queda de 6,6% na produção petrolífera, o que terá um impacto directo sobre a economia nacional. O sector petrolífero continua a ser o mais relevante para Angola, representando 25% do Produto Interno Bruto (PIB), mais de 50% das receitas estatais e cerca de 90% das exportações totais.

No que diz respeito ao gás natural, os números também indicam uma tendência de descida. Angola exportou aproximadamente 1,1 milhões de toneladas métricas de gás natural liquefeito (LNG) no primeiro trimestre de 2025, o que resultou numa receita de 758,77 milhões de dólares americanos. Embora se tenha verificado um aumento de 19,27% em relação ao mesmo período de 2024, houve uma diminuição de 5,51% no volume exportado quando comparado com o quarto trimestre do ano passado.

Estes números sublinham a urgente necessidade de diversificação da economia angolana, de forma a reduzir a dependência do petróleo e atenuar os impactos negativos causados pelas flutuações dos mercados internacionais.

Fontes:

Leave a Response

Amilton News
Sou Amilton Soares Mateus, um profissional dedicado e apaixonado por inovação, desenvolvimento e soluções criativas. Ao longo da minha trajetória, venho combinando conhecimento técnico com visão estratégica para transformar ideias em resultados concretos. Meu trabalho é guiado por princípios de qualidade, compromisso e evolução constante — sempre em busca de agregar valor em cada projeto que participo.